Florianópolis é desses destinos que conseguem agradar tipos muito diferentes de viajantes. Com opções para os baladeiros e para os que só querem esquecer a correria do dia-a-dia, a capital catarinense é um importante polo turístico que atrai, além de brasileiros, muitos turistas estrangeiros.
Como a maioria dos destinos brasileiros, a melhor época para conhecer Floripa é o verão, já que temperaturas variam de 28°C a 33° C nesta época e de 7°C a 12° C no inverno. Mesmo nos dias quentes, é sempre bom levar na mala um casaquinho, para não ser surpreendido pelo vento sul (ou “vento suli”, como diriam os nativos de lá).
A Ilha da Magia, como é conhecida a capital, conta com inúmeras praias para todos os gostos. Se você é surfista e procura belas ondas, encontrará a Praia da Joaquina ao leste da ilha, que também conta com lindas dunas. Se procura praias de águas tranquilas para levar as crianças, encontrará a Praia da Daniela ao norte e a Ilha do Campeche, ao sul, com areia branquinha e águas calmas. Quem prefere curtir uma praia mais selvagem e sem muita companhia, pode ir às praias da Lagoinha do Leste, de Moçambique e dos Naufragados.
Está atrás de badalação? Tem a Praia Mole e a não tão bela, mas muito badalada, Jurerê Internacional ao norte da ilha.
A Praia da Armação, na região central, é também uma das mais visitadas e possui uma forte cultura relacionada à comunidade pesqueira, o que dá um ar de rusticidade ao ambiente, apesar das muitas opções de entretenimento ali presentes. Aos adeptos do naturismo, há a Praia da Galheta, rústica, semi-deserta e bastante discreta.
Outro local que vale a pena conhecer é a Lagoa da Conceição, que tem ares de vila de pescadores e a noite funcionam vários bares, pubs, restaurantes e núcleos de artesanatos. A região central da cidade é o marco histórico, político, financeiro (especialmente a Avenida Beira Mar) e conta com um dos principais cartões postais da capital catarinense, a Ponte Hercílio Luz, que liga a ilha ao continente.
Na pequena região continental, estão concentrados também bancos, escolas, bares e restaurantes.
Os manezinhos da ilha, como são carinhosamente chamados os nativos, são uma atração à parte. Pessoas muito acolhedoras, fazem o visitante se sentir parte da paisagem (e que paisagem!). É uma sociedade moderna, que vem se despindo de muitos preconceitos e aceitando bem os que chegam por lá. Opções de passeios não vão faltar e podem ir sem medo, porque Floripa é só amor!
Informações importantes:
- É normal, enquanto dirigindo pela cidade, encontrar pessoas pedindo caronas nas estradas. Isso acontece porque os manezinhos têm o hábito de dar caronas uns aos outros.
- Se você gosta de ostras, com certeza estará bem servido em Floripa, uma vez que a produção de ostras é um dos fortes da capital.
- Florianópolis recebe vários eventos durante o ano. Se você gosta de animação, certamente gostará do Berbigão do Boca, um dos maiores e mais tradicionais bloco carnavalesco da cidade! Se esportes é a “sua praia”, não pode perder o Ironman, uma competição de ciclismo, natação e corrida. Ele ocorre em Maio, em Jurerê. Os amantes da gastronomia que estiverem por Floripa em Outubro não podem perder a Fenaostra, são mais de cem pratos servidos, tendo frutos do mar como ingrediente principal (que sonho!). A Feira do livro ocorre em Dezembro e é perfeito para os que amam a leitura. São milhares de títulos distribuídos por todo local. Para quem quer farra, tem o famoso Reveillón, a Bigfest e o Florianópolis Audiovisual Mercosul, ocorridos respectivamente nos meses 12, 05 e entre 05 e 06
- Se você deseja fazer compras, seja do que for, a rua Conselheiro Mafra é onde você deve ir. De coadores de café a lembrancinhas: lá tem de tudo! Além disso, você encontrará também alguns estabelecimentos padrões, de uso diário, como o banco, farmácia, mercado, padaria e papelaria. A rua possui casas com arquiteturas do século 19, sendo uma atração turística à parte.