Foto: Reprodução/www.brasil.gov.br

Manaus consiste em uma reserva urbana no meio da selva e oferece uma rica variedade de atrações ligadas à natureza, cultura, história e culinária.

Nessa movimentada metrópole você encontrará, além de um trânsito caótico, esplendorosas construções do final do século 19 e palácios bem preservados, com arquitetura art nouveau, e que abrigam espaços culturais e o Teatro Amazonas.

Teatro Amazonas(Foto: David Rego Jr. Reprodução/Embratur)

A culinária local é uma atração à parte e você não terá dificuldade para encontrar boa comida. O peixe é o grande destaque e quase sempre é servido acompanhado por tucupi, farofa e molho de pimenta .

Não deixe de experimentar a Farinha de Uarini (ou farinha de puba), o guaraná da amazônia e o Sanduíche de Tucumã (fruto de uma palmeira amazônica).

A cidade também possui vários mercados de rua onde você encontra muitas bebidas geladas (etílicas ou não), frutas frescas e diversos pratos da culinária amazônica, não é de se estranhar que Manaus é apaixonante também para os viajantes amantes da gastronomia.

Mas, é claro, não podemos esquecer que a Floresta Amazônica e todo seu esplendor está logo ali. Então, conheça a Reserva Florestal Adolpho Ducke e o Bosque da Ciência, faça um passeio pelo calçadão da orla da Ponta Negra, pegue um barco e conheça o encontro das águas dos rios Negro e Solimões, conheça  as Cachoeiras de Presidente Figueiredo,  as Ilhas Anavilhanas (segundo maior arquipélago fluvial do mundo com 400 ilhas em 100 km de extensão) e visite o Seringal Vila Paraíso.

Dentro da Reserva Florestal Adolpho Ducke, fica o Museu da Amazônia, que possui uma torre de observação com três plataformas, sendo que a mais alta tem cerca de 42 metros de altura, ficando acima do nível das copas das árvores e proporcionando uma vista espetacular para a floresta e parte da cidade.

Uma boa pedida é passar pelo menos dois dias hospedado em algum hotel na selva e conhecendo mais de perto a maior floresta tropical do mundo (Mas atenção!!! Busque referências dos hotéis e suas instalações e evite transtornos).

Informações importantes:

  • As principais atrações de Manaus ficam na região central. Você pode programar um dia para caminhar com calma pelo bairro e conhecer os palácios e centros culturais da cidade.
  • Não deixe de conhecer o Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Lá você encontrará muitas frutas, verduras e ervas locais. Além disso é o lugar ideal para comprar souvenirs.
  • A cidade possui muitos mosquitos, então, não esqueça o repelente.
  • É recomendável tomar vacina contra a febre amarela dez dias antes do embarque.
  • Manaus possui trânsito confuso e pesado, principalmente para quem não conhece a cidade. Vale ressaltar que você não deve confiar plenamente no GPS, pois há ruas com mesmo nome em bairros diversos e imóveis com numeração irregular.
  • Explore a vegetação exuberante da floresta amazônica em uma excursão guiada de mochila ou no rio, ou experimente o colorido Mercado Adolpho Lisboa. O Teatro de Ópera do estado do Amazonas foi construído com os melhores materiais, e no interior você será surpreendido pelas performances poderosas.
  • Durante o inverno amazônico (dezembro a junho) chove bastante, os rios ficam cheios e a floresta alaga. O período de estiagem ocorre de julho a novembro.

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia