Que o Brasil abriga verdadeiros “pedaços do paraíso” não é segredo a ninguém. Situado na Ilha de Tinharé, município de Cairu, o Morro de São Paulo se faz um ótimo exemplo. A região do litoral baiano deve fazer parte do roteiro de viagem de quem anseia por diversão em uma ilha com belezas naturais indescritíveis com prestígio internacional.
No Morro de São Paulo você encontrará uma mistura equilibrada entre calmaria e agitação. As praias, de mar calmo e belas águas cristalinas, oferecem tudo que é preciso para relaxar e deixar de lado problemas rotineiros. Em contraposição, festas e bares movimentados fazem da noite uma opção imperdível para quem deseja sentir um pouco do famoso “espírito de festa” brasileiro. Tarefa árdua é não se render ao clima local.
(Foto: Reprodução/EMBRATUR)
Algo interessante sobre as praias da região é que elas não possuem nomes comuns dados à maioria das praias. Para nomeá-las números ordinais foram utilizados, sendo assim, chamadas de Primeira, Segunda, Terceira e Quarta. É válido salientar que o destino possui uma quantidade maior de praias, mas geralmente, apenas as quatro são exploradas por visitantes.
Enquanto a Primeira e a Segunda costumam ser mais cheias de turistas e consequentemente agitadas, a Terceira e a Quarta possuem uma natureza praticamente intocada sendo mais reservadas, procuradas por quem busca tranquilidade.
O Morro de São Paulo também oferece a seus visitantes um ótimo passeio histórico. Cairu é a segunda cidade mais antiga do Brasil, tendo sido palco de inúmeras batalhas e conflitos na defesa da Baía de Todos os Santos. Sua construção remete ao período colonial brasileiro. Conheça o Farol do Morro e a Fortaleza de Tapirandu e aprecie com seus próprios olhos a beleza de lugares importantes para a história do país.
Em suma, ao visitar o morro você pode descer pela maior tirolesa do Brasil, fazer trilhas e esportes aquáticos, mergulhar em piscinas naturais repletas de recifes, fazer um passeio de barco para observar o charme da região, conhecer lugares históricos, curtir a noite, deliciar-se com a culinária local e ainda fazer compras em feirinhas de artesanato que acontecem diariamente.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
- Veículos particulares não são permitidos na ilha. Prepare-se para caminhar durante toda a viagem.
- Previna-se e evite transtornos. O morro não possui agências bancárias, oferecendo apenas poucos caixas eletrônicos que eventualmente podem ficar sem dinheiro para saque.
- Observar o pôr do sol no Forte do Morro de São Paulo é uma experiência única. Considerado um dos mais lindos de todo o Brasil, você não pode perder a oportunidade de apreciar o fim dos dias lá passados com uma bela vista. Outras boas opções são a Toca do Morcego e Portaló.
- No Morro de São Paulo há a cobrança de tarifa para os visitantes que acessarem o local (Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago), no valor de R$ 15. Vale Lembrar que estão isentos da cobrança as crianças menores de 5 anos, e pessoas maiores de 60 anos.