Foto: Reprodução/Embratur
Tida como uma das maiores extensões úmidas do mundo, o Pantanal é considerado Patrimônio Natural da Humanidade. Presente em três países da América do Sul, em terras tupiniquins o bioma é visto desde o sul de Mato Grosso ao noroeste de Mato Grosso do Sul. A junção de três biomas brasileiros é encontrada na planície, sendo eles a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica.
Ao tomar ciência da informação acima não nos são deixadas dúvidas de que a região é um paraíso para os amantes da natureza e do ecoturismo. Por meio da sua mistura de ecossistemas, o que lhe dá uma rica fauna e flora, o cenário pantaneiro viabiliza momentos de contemplação únicos.
Foto: Reprodução/Pixabay
Ambos os estados possuem atrativos turísticos que agradam a todos os gostos. Em visita ao Pantanal faça um safari fotográfico, nele você poderá admirar capivaras, jacarés, espécies variadas de aves, entre incontáveis outros animais. Até mesmo algumas espécies consideradas em ameaça de extinção como tamanduás, tuiuiús e onças pintadas podem ser encontradas na planície.
Passeios de canoa pelos rios pantaneiros proporcionam uma profunda observação da harmonia tida entre fauna e flora no bioma, harmonia esta que faz com que tamanha diversidade possa coexistir. Já os passeios feitos de cavalo, caminhadas e trilhas de bicicleta levam o turista a lugares de difícil acesso, sendo a ele ofertada a contemplação de raros momentos da vida selvagem.
Você pode percorrer a Rodovia Transpantaneira e curtir a calmaria e a deliciosa culinária típica do pantanal em várias pousadas muito aconchegantes. Ainda lhe resta opções como conhecer cachoeiras, nascentes de rios, grutas com águas cristalinas e formações rochosas; conhecer os muitos projetos de preservação do meio ambiente e de espécies animais realizados por lá, entre outras opções.
Foto: Reprodução/Pixabay
Uma lista que se proponha a descrever todas as atrações do Pantanal se estenderia por páginas e mais páginas e certamente não estaria completa. Você deve ter percebido que o paraíso ecoturista, lar de extraordinárias belezas naturais viabiliza um contato direto com a natureza e o que ela tem de melhor a oferecer ao turista. Visitar o Pantanal é uma experiência singular que surpreende e encanta a todos que por lá arriscam a aventurar-se.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
- Fique atento e ajuste seu relógio. Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul não seguem o Horário de Brasília e têm menos uma hora como diferença.
- Sua bagagem não pode deixar de ter roupas confortáveis, itens de chapelaria, sapatos fechados e calças, repelente e protetor solar. Ah! Não se engane ao pensar que você não sentirá frio na região, a temperatura costuma cair consideravelmente durante a noite, levar um casaco por precaução é sempre bom.
- Ter um guia local reflete diretamente na qualidade de sua viagem. A variedade de passeios pode dificultar suas escolhas, ouvir conselhos que alguém que conhece o local a ser visitado maximiza suas experiências.
- Para quem deseja capturar a beleza pantaneira em fotos a dica é: esteja sempre com a câmera a postos. A qualquer momento do passeio você pode ser surpreendido com algum momento único e, com certeza, sua intenção não é perdê-lo.