(Foto:Reprodução/www.parintins.am.gov.br)

Situada no leste do estado de Amazonas, a cidade é conhecida nacionalmente por suas manifestações culturais. O visitante de Parintins se depara com a perfeita junção entre calmaria interiorana e uma cultura encantadora, em meio a um charmoso cenário amazônico.

O Festival Folclórico de Parintins é o responsável pela fama da cidade e atrai um número expressivo de turistas.  É por lá que acontece o duelo de bois bumbás, ápice da movimentada festa. O Boi Caprichoso, representado pela cor azul; e o Boi Garantido, de cor vermelha, se apresentam no Bumbódromo, um estádio construído exclusivamente para sediar o evento.

Bumbódromo (Foto: Reprodução/www.fapeam.am.gov.br)

A paixão pelos bois extrapola o período do festival, que ocorre no último fim de semana do mês de Julho. As cores dos bumbás são encontradas durante todo o ano em telefones públicos, casas e até em ruas inteiras. O espírito de competitividade folclórica toma toda a cidade. Ah, mas não se engane ao pensar que as atrações da região se findam com o festival.

Em Parintins você pode visitar o Mercado Municipal e provar delícias locais como o sanduíche “x-caboquinho”. Pode itambém, conhecer a Orla do Rio Amazonas e apreciar a beleza das águas, curtir agradáveis bares e restaurantes, ir para a Praça do Cristo Redentor e estender o passeio até o Chapão para contemplar o lindo pôr do sol que por lá é visto.

X-Caboquinho (Foto: Reprodução/www.ocaboquinho.blogspot.com.br)

Nos arredores da cidade você ainda pode conhecer os lagos Macurany, Aninga e Parananema, ideais para compra de artesanato indígena e a prática de esportes náuticos. Não deixe de visitar a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, construída em 1883; a Vila Amazônica e a Serra de Parintins.

Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Fonte: Reprodução/www.parintins.am.gov.br)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • Só é possível chegar à cidade de barco ou avião. Recomenda-se que no período do festival as passagens sejam compradas com antecedência. Planeje bem sua viagem e livre-se de transtornos.
  • De Manaus saem voos diretos para Parintins que duram de 40 a 60 minutos. Se preferir ir de barco o tempo de viagem varia entre 18 e 24 horas – a dica é levar uma rede, relaxar e admirar as belezas amazônicas.
  • Muitos dos passeios da região ainda são pouco explorados por turistas. Dê uma chance a Parintins e se deixe encantar pelas belezas do município amazonense.

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia